top of page

Mooting no Tribunal Internacional de Justiça

O Moot Court Português de Direito Internacional é um tribunal  simulado  sobre  temáticas  do  Direito  Internacional  Público  e  é baseado  na jurisdição e funcionamento do Tribunal Internacional de Justiça.



O Moot Court Português de Direito Internacional é organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Direito Internacional.



Renovados os apoios da Sociedade de Advogados Veira de Almeida e Associados, através da VdAcademia e do Ministério dos Negócios Estrangeiros este ano, o Secretário de Estado do Mar e o Secretário de Estado da Cultural juntam-se ao apoio desta competição através da criação de mais dois prémios: estágios de verão na Secretaria de Estado do Mar e no IGAC para as duas melhores subequipas que não cheguem à ronda final.

 

Consulta aqui todos os prémios desta edição da competição.



A IV edição deste Moot Court decorrerá no dia 24 de Novembro de 2014, no Tribunal da Relação de Lisboa, e tu não vais querer faltar!

 

Inscreve a tua equipa (2 ou 4 elementos) até dia 9 de Novembro e começa a preparar as tuas alegações (consulta aqui o caso que terás de defender).

 

Se tiveres qualquer questão, não hesites em contactar-nos.

Maria Beatriz Brito e João Francisco Diogo

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Vencedores da II Edição do Moot Court Português de Direito Internacional

 

 

"A formação contemporânea de bons juristas não se compadece com nenhum género de clausura intelectual. Aliás, o contexto globalizado parece indiciar que existe uma incomensurável vantagem na percepção da realidade jurídica situada para além da Faculdade. Esta asserção foi uma consequência da participação no Moot Court de Direito Internacional Público. Não a sua causa.

A participação surgiu graças ao estimulante desafio decorrente do Moot Court de Direito Internacional Público, que constituiu, até agora, a mais vibrante experiência jurídica que tivemos, ao permitir a aplicação de noções jurídicas apreendidas e a consolidação de certos aspetos teóricos que apenas a prática jurídica está apta a elevar a conhecimento.O pleno entendimento do Direito depende da prática jurídica. Eis aqui uma excelente oportunidade. "

 

 

Valtér Gouveia e Paulo Lacão

​Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Vencedores do Prémio Vodafone na II Edição do Moot Court Português de Direito Internacional

"Num meio académico e mercado laboral cada mais vez mais exigentes, torna-se impreterível a existência de experiências diferenciadoras que enriqueçam não só a nossa bagagem  intelectual, mas também o espírito de equipa aliado a uma aplicação dos conhecimentos adquiridos na Faculdade para além dos livros.

Participar no Moot Court de Direito Internacional permitiu-nos olhar para a realidade jurídico-internacional de uma forma mais realista e também acompanhada de um forte sentido crítico. Com uma dose acertada de companheirismo, trabalho e ambição conseguimos crescer na Faculdade, e ainda mais nesta Competição."

 

 

Guilherme Oliveira e Costa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Finalista da III Edição do Moot Court Português de Direito Internacional

 

"A minha participação na III Edição do Moot Court Nacional de DIP foi uma experiência inesquecível e da maior importância para o meu percurso académico, sendo algo que recomendo a qualquer estudante.
Não há, na minha opinião, melhor forma de aprender Direito do que através da prática e para tal esta competição é ideal: os conhecimentos que são adquiridos através da preparação do caso são essenciais para uma boa formação em Direito Internacional; A pressão em ultimar os pormenores põe-nos verdadeiramente à prova; Os nervos no início da sessão representam o prólogo da nossa futura vida profissional; As perguntas que nos são colocadas testam a nossa capacidade de gerir imprevistos; A satisfação no final da sessão traduz a noção de um trabalho bem feito.
O meu conselho a todos os interessados é de que participem nesta iniciativa! Apesar dos nervos, do cansaço e do stress é uma experiência única e que devem aproveitar!"

 

 

bottom of page